Apólice de seguro de vida: 4 motivos para proteger seu patrimônio com ela
Após construir e consolidar o seu patrimônio, é fundamental contar com instrumentos de proteção. Isso evita perdas e permite manter a qualidade de vida da sua família pelas próximas gerações. Nesse contexto, diversas estratégias podem ser utilizadas, como uma apólice de seguro de vida.
Esse tipo de seguro possui algumas características que podem servir como uma forma de proteção financeira familiar. Dessa maneira, ele pode ser uma alternativa interessante para quem busca ter um bom planejamento das finanças.
Quer saber por que utilizar a apólice de seguro de vida para proteger seu patrimônio? Confira 4 motivos para contar com essa ferramenta!
Qual é a relação entre seguro de vida e proteção patrimonial?
Antes de conferir os motivos para contratar um seguro de vida, é necessário entender como a apólice auxilia na proteção patrimonial. Na prática, ela ajuda a evitar que o patrimônio que você construiu seja dilapidado.
Quando você faz investimentos frequentes, a tendência é que o seu patrimônio aumente e se consolide, mas ele pode enfrentar diversos riscos. Por isso, a situação exige cuidados com relação à proteção financeira para manter os resultados obtidos com o trabalho e a dedicação de investir.
Além disso, mesmo que o seu patrimônio ainda não esteja consolidado, é preciso se preocupar com a proteção dele. Imagine que você atua como profissional liberal e sofre um acidente, que o deixa incapaz de realizar suas atividades profissionais.
Sem poder trabalhar, sua fonte de receitas ficará comprometida, assim como os gastos aumentarão. Então será necessário recorrer à sua reserva de emergência. A depender das despesas envolvidas, pode ser preciso resgatar os recursos que estão alocados em outros investimentos.
Se isso ocorrer, você poderá ter gastos extras com o resgate antecipado do dinheiro ou, até mesmo, sofrer perdas financeiras. Isso acontece, por exemplo, caso você precise vender ativos de renda variável em um momento no qual o mercado está em baixa.
A depender das condições, boa parte do seu patrimônio pode ser consumida durante esse período. Já com o seguro de vida e uma estratégia de proteção patrimonial, você terá uma indenização e não precisará usar o patrimônio acumulado.
Isso porque o seguro pagará os valores combinados, desde que as condições estejam cobertas pela apólice. Então ele evita que seu patrimônio seja dilapidado, mantendo você e sua família protegidos de diversos imprevistos que podem ocorrer ao longo da vida.
4 Motivos para proteger seu patrimônio com uma apólice de seguro de vida
Agora você sabe como uma apólice de seguro de vida se relaciona com a proteção do seu patrimônio. Então é hora de ver 4 motivos para proteger seus recursos com esse instrumento.
Não perca!
1) Montar um melhor planejamento sucessório
O processo de sucessão patrimonial envolve o inventário para transmissão de bens depois do falecimento. Contudo, essa etapa pode ser bastante longa e trabalhosa. Enquanto ela não for finalizada, a família pode ter dificuldades para se sustentar até que consiga acesso ao patrimônio do provedor.
Nesse sentido, vale saber que o seguro de vida não faz parte do inventário. Se o titular falecer, os beneficiários recebem os valores da seguradora diretamente. Em geral, esse processo dura poucos dias, de forma que a família não ficará financeiramente desamparada.
Por esse motivo, o seguro de vida é considerado uma ferramenta de planejamento sucessório. Desse modo, seus familiares podem contar com os recursos financeiros enquanto o restante do patrimônio passa pelo processo do inventário, por exemplo.
2) Alcançar estabilidade financeira
O seguro de vida também pode ser uma forma de garantir a própria estabilidade financeira e a da sua família diante de momentos desafiadores. Isso é especialmente relevante se os seus familiares dependem de você para se sustentar.
Em situações de invalidez permanente ou temporária, por exemplo, o seguro faz toda a diferença. Nesse caso, o titular da apólice apresenta incapacidade física ou intelectual de gerar renda. Quando isso ocorre, o segurado perde a capacidade de realizar suas tarefas profissionais e pessoais.
Em geral, a invalidez acontece pela perda da função de um órgão ou membro. Além disso, doenças incapacitantes também podem causar esse quadro. Um tratamento ou as sequelas dele, por exemplo, podem trazer problemas para a rotina da pessoa.
Na invalidez permanente, não há a possibilidade de recuperar as funções físicas ou intelectuais. Logo, a pessoa não consegue voltar para o trabalho. Esse tipo de invalidez ainda se divide em parcial e total. No segundo caso, a pessoa fica totalmente incapacitada para realizar suas funções no trabalho ou suas atividades diárias.
Nos quadros de invalidez, o próprio segurado será o beneficiário a receber a indenização. Dessa forma, ele poderá utilizar o montante como desejar — como para arcar com os custos dos tratamentos ou a compra dos medicamentos.
Além da invalidez, há seguros de vida com coberturas para outras situações que envolvem a perda de renda. Assim, o segurado garante uma proteção financeira adicional, resultando em mais tranquilidade em relação às finanças familiares.
3) Ser isento de Imposto de Renda
Outro motivo para proteger o seu patrimônio com a apólice do seguro de vida é que a indenização é isenta do pagamento de Imposto de Renda. Isso colabora tanto para a proteção dos recursos quanto para o amparo financeiro da família.
Contudo, vale ter atenção com tipos específicos de seguro de vida. Nos seguros resgatáveis, parte do valor pago fica investido e gera rendimentos. Nessa situação, é preciso pagar Imposto de Renda sobre o lucro.
4) Contar com o custeio de despesas funerárias
Despesas funerárias podem ser bastante caras. Além disso, a família pode ser pega desprevenida e ter dificuldades para arcar com esses gastos. Logo, vale a pena ter uma cobertura para essa situação, de modo que o seguro cubra os custos do enterro.
Como pode levar alguns dias para que a família tenha acesso à indenização do seguro de vida, a cobertura extra para despesas funerárias colabora para a proteção do patrimônio. Afinal, ela evita que os recursos sejam consumidos por esses custos.
Agora você conhece 4 razões para contar com uma apólice de seguro de vida ao pensar na sua proteção patrimonial. Com um bom planejamento financeiro, você e sua família podem utilizar esse serviço para evitar prejuízos e manter as finanças em ordem.
Gostou das informações apresentadas neste conteúdo? Então envie este artigo para um amigo que também precisa proteger o patrimônio!
Postagens recentes
O que é preciso declarar no Imposto de Renda 2025? Descubra!
Dólar paralelo: o que é e quais os riscos dessa prática?
O que são moedas fortes e moedas fracas no mercado de câmbio?
Todas as categorias
- Business (22)
- Câmbio (3)
- Cupom (5)
- Economia (7)
- Finanças (30)
- Investimentos (68)
- Notícia (1)
- Patrimônio (3)
- Seguros (2)
- Wealth (7)