Fundos Multimercado: entenda o que são e como funcionam! 

Quem busca ampliar o potencial da própria carteira de investimentos com mais flexibilidade e diversificação pode considerar os Fundos Multimercado. A modalidade permite ao gestor do veículo financeiro combinar diferentes ativos, estratégias e prazos em um único fundo. 

Como resultado, a alternativa oferece praticidade ao investidor. Para acessar essa modalidade, você precisa entender como ela funciona, quais são os principais tipos disponíveis e como identificar o fundo que faz mais sentido para os seus objetivos. 

Você tem interesse no tema? Então continue a leitura e descubra se os Fundos Multimercado podem ter espaço na sua carteira! 

O que são e como funcionam os Fundos Multimercado? 

Os Fundos Multimercado são veículos de investimento coletivos, que contam com uma gestão profissional. Assim, os investidores têm acesso indireto aos ativos de uma carteira compartilhada, com movimentações feitas pelo gestor. 

A participação ocorre por meio da aquisição das cotas do veículo financeiro. Os Fundos Multimercado se distinguem por terem uma abordagem mais flexível e diversificada na alocação. Diferentemente de alternativas com focos específicos, como Fundos de Renda Fixa, eles não precisam se concentrar em um tipo de ativo. 

Como resultado, os Fundos Multimercados têm a possibilidade de adotar uma política de investimento que engloba diferentes fatores de risco, ajustando-se a estratégias distintas. Apesar dessa flexibilidade, cada fundo deve seguir as regras e limites estabelecidos em seu regulamento — documento que orienta a atuação do gestor.  

Esses fundos também têm a opção de usar derivativos para proteger ou alavancar a carteira. Como o investidor não consegue escolher as alternativas do portfólio, ele deve analisar a política e a estratégia da modalidade para se certificar de fazer uma boa escolha. 

Quais são os tipos de Fundos Multimercado? 

Os Fundos Multimercado podem ser de dois tipos principais, informalmente conhecidos por Alocação e Estratégia. Cada um deles tem diferentes focos e abordagens. 

Saiba mais sobre essas possibilidades! 

Alocação 

Os Fundos Multimercado do tipo Alocação costumam focar no longo prazo. Para tanto, eles podem ter duas formas de operar, impactando o trabalho do gestor, os resultados e o nível de risco. 

A primeira abordagem é a balanceada, na qual os fundos seguem uma estratégia predeterminada, além de terem a política de alocação com foco em estabilidade e sem uso de alavancagem. Nesse caso, o veículo de investimento sente menos os impactos das oscilações pontuais do mercado. 

A outra possibilidade é a alocação dinâmica, na qual os fundos têm liberdade para mudar a estratégia conforme o mercado, podendo usar alavancagem para potencializar os ganhos. Porém, a característica eleva os riscos da alternativa. 

Estratégia 

Já os Fundos Multimercado do tipo Estratégia contam com objetivos mais específicos e uma atuação mais ativa do gestor. Eles não se concentram tanto na alocação, mas na estratégia a ser desenvolvida. 

Formalmente, seguindo a nomenclatura usada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os principais Fundos Multimercado são: 

  • Livre: não seguem uma estratégia fixa. O gestor pode mudar de direção conforme as possibilidades do mercado; 
  • Macro: baseiam-se em análises de cenários econômicos amplos para decidir onde investir, como renda fixa, câmbio, ações etc.; 
  • Trading: atuam com foco no curto prazo, buscando lucrar com movimentos de mercado e volatilidade; 
  • Long and Short Direcional: combinam posições compradas e vendidas em ações e derivativos, focando em tendências de valorização e desvalorização; 
  • Long and Short Neutro: usam as posições comprada e vendida para reduzir riscos, sem seguir fortemente em uma direção; 
  • Capital Protegido: buscam retorno em ativos mais arriscados, contudo, com mecanismos para proteger total ou parcialmente o montante investido; 
  • Juros e Moedas: concentram-se em moedas, índices de inflação e juros, sem exposição à renda variável; 
  • Estratégia Específica: focam em um ativo ou grupo específico, por exemplo, ações, commodities, contratos futuros etc., conforme as análises do gestor. 

Quais são as vantagens de investir em Fundos Multimercado? 

Entre os pontos positivos de investir em Fundos Multimercado, está o seu potencial de rentabilidade. Como visto, a modalidade pode explorar diferentes estratégias, inclusive as mais arrojadas, em busca de elevar os ganhos. 

Portanto, o Fundo Multimercado é uma possibilidade para quem quer acessar uma alternativa diversificada de maneira simples. Como visto, ele permite explorar ativos com diferentes características, favorecendo quem busca esse tipo de estratégia. 

A gestão profissional, quando bem estruturada, também pode ser considerada uma vantagem para investidores que desejam mais praticidade no mercado financeiro.  

A razão é que basta entender a proposta do fundo, verificar se ela está alinhada ao que você busca e deixar que o gestor faça os estudos dos ativos, do mercado e das formas de operar. 

Quais são os riscos da modalidade? 

Você precisa conhecer os riscos envolvidos no investimento em cotas dos Fundos Multimercado antes de adicioná-las à carteira. O primeiro ponto de atenção, como foi possível aprender, é o risco. 

Esse tipo de veículo de investimento pode implementar estratégias mais arrojadas para elevar os ganhos, o que aumenta também a chance de ter perdas.  

Embora alguns Fundos Multimercado tenham estratégias mais conservadoras, essa é uma alternativa que tende a ser adequada a investidores com mais tolerância aos riscos do mercado. Para a escolha, é fundamental realizar um estudo completo para se certificar de que a alternativa é adequada à sua carteira.  

Além disso, tenha em mente que ganhos passados não garantem retorno futuro. Ademais, ainda que a gestão profissional possa ser considerada uma vantagem em certos casos, ela demanda algumas considerações.  

A primeira delas é que isso implica alguns custos adicionais, como a taxa de administração, que viabiliza a operação do fundo. Adicionalmente, pode haver a taxa de performance, quando a modalidade supera determinado benchmark — índice de referência.  

Seu cálculo de cobrança ocorre apenas sobre o excedente em relação ao indicador escolhido, seguindo determinadas regras. Outro fator é que o desempenho depende da capacidade de análise e decisão do gestor.  

Logo, na hora de fazer os estudos sobre um veículo de investimento, inclua as informações sobre a gestão na pesquisa.  

Como você viu, os Fundos Multimercado se caracterizam pela versatilidade e pela possibilidade de unir diferentes abordagens em um mesmo veículo financeiro. No entanto, como qualquer investimento, eles exigem atenção à estratégia adotada, aos riscos envolvidos e à qualidade da gestão. 

Você tem objetivos de longo prazo no mercado financeiro? Então conheça alternativas de investimentos para a aposentadoria

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.