Qual investimento rende mais de 1% ao mês? Descubra!

Independentemente do perfil de investidor, quem investe busca alternativas que ajudem a manter o poder de compra do seu dinheiro e ver o patrimônio aumentar. Nesse caso, saber qual investimento rende mais de 1% ao mês pode ser útil para suas decisões. 

Porém, compreender a rentabilidade de um ativo exige conhecimento sobre o mercado financeiro e como ele se comporta em diferentes cenários. Afinal, ter bons resultados não depende somente da escolha da alternativa, já que eles são influenciados por inúmeros fatores. 

Para ajudar você na decisão, este artigo mostra o que pode impactar a sua rentabilidade e qual investimento rende mais de 1% ao mês. Confira! 

O que influencia o rendimento de um investimento? 

A rentabilidade dos investimentos é influenciada por diversas variáveis. Portanto, escolher a alternativa mais adequada aos seus objetivos requer compreensão dos elementos que interferem nos retornos.  

Conheça os principais! 

Custos envolvidos

As taxas e os tributos impactam a rentabilidade da sua carteira. Um deles é o Imposto de Renda, que incide sobre os ganhos em diferentes alternativas, com alíquotas que variam conforme o tipo de investimento. 

Também é possível encontrar ativos que tenham entre os seus custos taxas de corretagem, liquidação e administração, por exemplo, nos fundos de investimento. Assim, é fundamental analisar essa questão antes de decidir. 

Cenário econômico 

O cenário econômico é capaz de impulsionar ou prejudicar os resultados no mercado financeiro. Logo, o investidor precisa ficar atento às mudanças em indicadores como a inflação e a Selic — taxa básica da economia —, por exemplo. 

Também é preciso acompanhar fatores como mudanças políticas e decisões governamentais, que impactam a confiança do mercado e os investimentos. 

Relação entre risco e retorno 

No mercado financeiro, quanto mais arriscado é o investimento, maior tende a ser a sua rentabilidade. Nesse sentido, alternativas de renda fixa, que apresentam previsibilidade de ganhos, costumam ser mais seguras. Porém, elas têm potencial menor de retorno para o investidor. 

O prazo dos investimentos é mais um fator que influencia a rentabilidade. Na renda fixa, por exemplo, quanto maior o tempo de aplicação, maior será o efeito dos juros compostos. Já na renda variável, o longo prazo ajuda a reduzir os efeitos da volatilidade na sua carteira.  

Qual investimento rende mais de 1% ao mês? 

Depois de aprender quais são os principais fatores que interferem na rentabilidade dos ativos, é o momento de conferir exemplos que ajudarão a descobrir qual investimento rende mais de 1% ao mês.  

Veja as alternativas mais comuns e saiba como cada uma delas funciona! 

Títulos de renda fixa

Os títulos de renda fixa podem ser considerados pelos investidores que buscam rendimentos mensais acima de 1%. Nessa classe, você encontra aplicações públicas — como os títulos do Tesouro Direto — e privadas, que têm como objetivo arrecadar recursos para os projetos do emissor. 

Assim, ao comprar os títulos, os investidores se tornam credores do emissor. Ele se compromete a devolver, no prazo estipulado, o montante investido adicionado de juros. 

A rentabilidade dessas aplicações pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. Dependendo das condições do mercado e das características das alternativas, elas podem render mais de 1% ao mês.  

Por exemplo, investimentos pós-fixados costumam acompanhar a Selic ou o certificado de depósito interbancário (CDI) que, em março de 2025, superavam esse percentual mensal. Porém, lembre-se de avaliar os custos dos investimentos ao fazer suas análises. 

Alguns exemplos de aplicações de renda fixa são: 

  • certificados de depósito bancário (CDB): emitidos por bancos, possuem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) limitada a R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e instituição, com teto de R$ 1 milhão, renovável a cada 4 anos; 
  • letras de crédito (LC): podem ser emitidas por bancos, corretoras, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo e companhias hipotecárias, com proteção do FGC; 
  • debêntures: emitidas por empresas, não possuem cobertura do FGC. Em contrapartida, devido ao maior risco de crédito, podem oferecer retornos superiores às demais opções de investimento em renda fixa. 

Fundos de investimento 

Outra alternativa buscada pelos investidores são os fundos de investimento, que podem contribuir para a diversificação da carteira. Eles funcionam como uma modalidade coletiva de investimento e contam com um gestor profissional responsável por tomar as decisões de alocação dos recursos.  

Os fundos de renda fixa, por exemplo, podem apresentar maior previsibilidade em relação aos de renda variável. Porém, saiba que a rentabilidade ainda pode oscilar conforme as condições do mercado e as alternativas que compõem a sua carteira. 

Já os fundos de renda variável, como os multimercados e de ações, apresentam maior exposição às oscilações do mercado. O potencial de retorno pode ser expressivo, mas a rentabilidade não é garantida e depende da estratégia adotada. 

Outra possibilidade para quem busca potencial de ganhos acima de 1% ao mês são os fundos imobiliários (FIIs). A rentabilidade varia conforme a valorização dos ativos na carteira e os rendimentos gerados, já que os FIIs costumam distribuir dividendos regularmente. 

Ações 

As ações representam pequenas parcelas do capital de uma empresa. Ao investir nesses papéis, você se torna sócio da companhia. Esses ativos podem ser adequados para quem busca rendimentos superiores a 1% ao mês, dependendo do seu perfil e objetivos financeiros.  

Na prática, você pode ter retorno de diferentes formas ao investir ações. Uma possibilidade é a distribuição de proventos, como os dividendos, que são parte dos lucros da companhia.  

Ainda, há a chance de ganhos com a valorização dos ativos, na venda por um preço superior ao de compra. Entretanto, não há garantias de retornos nessa alternativa. A depender do cenário econômico e do desempenho da companhia, há chances de ter prejuízos.  

Considerando que todos os investimentos possuem riscos, uma dica relevante ao buscar um investimento que rende mais de 1% ao mês, é diversificar a carteira. Ela ajuda a aumentar o potencial de retorno do portfólio e mitigar riscos. E, para ajudar na escolha das alternativas, vale contar com o suporte de uma assessoria de investimentos. 

Como você viu, existem diferentes opções para quem se pergunta qual investimento rende mais de 1% ao mês. Agora, avalie os seus objetivos e considere as alternativas mais alinhadas ao seu perfil para montar uma carteira eficiente. 

Quer conhecer mais opções para investir? Confira os investimentos disponíveis na CXBR Capital e busque suporte para escolher os ativos mais adequados ao seu perfil e objetivos! 

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.