Dolarizar a carteira: entenda por que investir em dólar pode proteger seu patrimônio

Dolarizar a carteira: entenda por que investir em dólar pode proteger seu patrimônio

Você já pensou em dolarizar a sua carteira de investimentos? Essa é uma estratégia utilizada por diversos investidores, principalmente aqueles que querem se proteger de crises ou potencializar a rentabilidade.


Mas, para aproveitar os benefícios, você deve entender melhor o tema. Afinal, o método possui objetivos específicos. Assim, sabendo o que é dolarizar a carteira e como essa estratégia funciona, você poderá verificar se ela é adequada para sua situação.


Quer saber mais sobre a dolarização da carteira de investimentos? Neste conteúdo, você encontrará as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é dolarizar a carteira?

Ao falar em dolarizar a carteira de investimentos, é comum pensar na compra de dólares diretamente. Contudo, a estratégia não diz respeito a essa prática, então é preciso entendê-la de maneira mais profunda.


Dolarizar a carteira significa se expor a ativos ou títulos que estão vinculados à moeda dos Estados Unidos. Dessa maneira, existem diversas formas de montar um portfólio ligado ao dólar, conforme os objetivos de cada investidor.


Apesar de não haver uma compra direta de dólares, a sua carteira fica exposta às variações dessa moeda por meio dos ativos negociados. Isso acontece porque as oscilações de preços e a rentabilidade ficam atreladas ao dólar, entre outros fatores do mercado.


Com isso, é possível desvincular uma parte da sua carteira do real, a moeda brasileira. A prática tende a ser interessante tendo em vista que o câmbio pode influenciar os ganhos e ampliar a proteção do patrimônio.

Afinal, como investir em dólar pode proteger seu patrimônio?

Você viu que dolarizar a carteira significa expor uma parte de seu capital a ativos e títulos vinculados ao dólar. Mas por que essa estratégia de alocação de recursos pode proteger o seu patrimônio?
Para entender essa questão, é fundamental considerar que o dólar é a moeda mais forte do mundo. Ela é utilizada oficialmente em diversos órgãos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.


Portanto, contratos estrangeiros, negociações entre países, linhas de créditos internacionais e outras situações são vinculadas ao dólar. Desse modo, ele serve como um indexador em diversas economias — e tende a ter variações menos abruptas no preço.


Ademais, é preciso considerar a própria economia dos Estados Unidos. Os EUA são o país com o maior Produto Interno Bruto (PIB) mundial e uma economia forte. E eles possuem diversas empresas entre as maiores do mundo em valor de mercado.


Logo, a ideia por trás de dolarizar a carteira é ficar exposto à estabilidade e rentabilidade da moeda e do país. Dessa forma, crises internas brasileiras — que são bem mais comuns que as norte-americanas — não afetam a parte dolarizada da carteira.


Ainda, você pode se expor a empresas de relevância mundial, como a Apple, Microsoft, Google e Tesla. Por fim, a dolarização também traz uma correlação negativa com os movimentos da bolsa de valores brasileira, a B3.


Historicamente, é possível notar que as oscilações da bolsa brasileira são muitas vezes opostas ao câmbio do real com o dólar. Isso acontece por conta do câmbio flutuante e a oferta e demanda da moeda estrangeira no Brasil.

Quais são os principais passos para dolarizar a carteira?

Agora que você já sabe o que é dolarizar a carteira e por que isso pode proteger o seu patrimônio, deve entender os principais passos para adotar essa estratégia.


Confira:

Ponderar seus objetivos e o seu perfil de investidor

O primeiro passo para dolarizar a carteira de forma segura é considerar seus objetivos. É comum que quem busque essa alocação de recursos tenha interesse na economia dos Estados Unidos e queira se proteger de crises brasileiras.


Assim, consegue-se uma proteção cambial, além da diversificação dos seus investimentos — o que traz mais proteção. Se você busca esses objetivos, pode avaliar a dolarização por meio de investimento em ativos internacionais.


Mas fique atento: é preciso ter uma resistência aos riscos adequados a esses investimentos. Então sempre se atente ao perfil de investidor para conseguir escolher alternativas adequadas às suas necessidades e estratégias.

Analisar bem as alternativas

Como você aprendeu, dolarizar a carteira significa investir em ativos ou títulos do mercado dos Estados Unidos. Por isso, na prática, existem diversas alternativas para aplicar essa estratégia à sua situação.


Dessa maneira, um passo fundamental para dolarizar sua carteira é entender as diversas alternativas e analisar com cuidado as possibilidades. Então você consegue tomar decisões mais embasadas e seguras para seus objetivos.

Quais são as alternativas para a realização dessa estratégia?

Após entender como funciona a dolarização da carteira, você deve saber quais são as principais alternativas para colocá-la em prática. Para isso, não é necessário investir diretamente fora do Brasil. Afinal, existem ativos brasileiros que se expõem ao dólar.


Eles facilitam o procedimento para investimento e reduzem os custos. Confira a seguir as formas de dolarizar o seu patrimônio investido no Brasil:

ETFs

ETFs são os exchange traded funds ou fundos de índice. Eles são fundos de investimento que têm o objetivo de seguir os resultados de índices financeiros. Para conseguir isso, os gestores responsáveis alocam recursos nos mesmos ativos que a carteira teórica dos índices escolhidos.

BDRs

Outra alternativa para a dolarização da carteira é o investimento em BDRs — brazilian depositary receipts. Eles são certificados negociados na bolsa de valores do Brasil, mas representam investimentos estrangeiros.


Assim, os BDRs permitem exposição internacional, já que são lastreados em ativos de diversos países. Logo, você pode encontrar BDRs que representam ações dos Estados Unidos, títulos públicos do país ou mesmo cotas de ETFs.

Fundos internacionais

Por fim, vale conhecer os fundos internacionais. Os gestores profissionais desses fundos de investimento montam uma carteira com ativos internacionais, seguindo as regras determinadas pelo regulamento do veículo.


As cotas desses fundos são negociadas por meio da plataforma de corretora de valores. Ademais, como os veículos podem adotar diversas estratégias, você consegue encontrar fundos internacionais que podem ser adequados a diversos objetivos.


Entendeu como funciona a estratégia de dolarizar a carteira e por que você deve conhecê-la? Lembre-se de sempre tomar decisões embasadas em seus objetivos financeiros e perfil de investidor para investir com mais segurança.


Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas se informem!

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.