Mid caps: como investir em empresas de média capitalização?

Quem ingressa no mercado acionário encontra papéis de empresas de diferentes tamanhos. Um desses grupos é o das mid caps — companhias que estão entre as gigantes do mercado e os pequenos negócios e startups. 

As ações desse tipo de empresa possuem características específicas, que podem ser exploradas em diferentes estratégias. Nesse contexto, vale a pena compreender melhor o conceito para avaliar se o investimento nas mid caps faz sentido para você. 

Portanto, descubra neste conteúdo o que são as mid caps e como investir em empresas de média capitalização! 

O que são as mid caps?

O termo mid caps é a abreviação de middle capitalization — ou capitalização média. Geralmente, trata-se de empresas que já superaram a fase inicial de crescimento (small caps), mas ainda não atingiram o porte das gigantes do mercado (blue chips). 

As companhias mid caps costumam apresentar um equilíbrio entre crescimento e estabilidade no setor em que atuam. Afinal, elas ainda têm possibilidades de expansão, ao mesmo tempo que alcançaram uma robustez no mercado que tende a reduzir os seus riscos operacionais. 

As características as tornam uma opção para investidores que buscam diversificar a carteira visando obter retornos mais expressivos. De toda forma, o nível de exposição a esses ativos varia conforme o perfil e as estratégias adotadas. 

Quais são as principais características das mid caps?

 Além de conhecer o conceito de mid cap, é interessante entender as principais características desse tipo de empresa. A análise permite avaliar melhor se o investimento se encaixa em sua estratégia ou atende às suas necessidades. 

Acompanhe! 

Capitalização de mercado

No mercado, são consideradas mid caps as empresas com uma capitalização de mercado entre US$ 2 bilhões e US$ 10 bilhões. Esse fator é medido a partir da multiplicação do preço unitário da ação da companhia pela quantidade de papéis emitidos. 

Capacidade de expansão

Como você viu, as mid caps ocupam uma posição intermediária no mercado, havendo espaço para o seu crescimento. Nesse sentido, algumas companhias que integram essa classificação reinvestem seus lucros para sua expansão, podendo deixar de distribuir proventos como dividendos — parte dos lucros líquidos paga aos acionistas. 

Volatilidade dos papéis

Outra característica presente em ações de mid caps é a volatilidade. É comum que esses papéis sejam mais suscetíveis à oscilação de preços que os ativos emitidos por blue chips, por exemplo. Entretanto, as variações tendem a ser menos intensas do que nas small caps. 

Menor liquidez

Tendo em vista que as ações de mid caps são menos conhecidas do que as blue chips, a sua liquidez costuma ser menor. O motivo é que geralmente existem menos investidores interessados na negociação dessas ações. Logo, o investidor pode ter maior dificuldade de comprar ou vender os ativos. 

Maior risco

Tanto a volatilidade quanto a menor liquidez comum nessas ações contribuem para o aumento do risco no investimento em relação a outros ativos, como visto. Por esse motivo, quem deseja investir em ações de mid caps precisa considerar esse aspecto para tomar decisões mais adequadas para sua carteira. 

Potencial de retorno

Outro atributo dessas ações é o potencial de retorno. No mercado, a rentabilidade de um ativo tende a ser proporcional ao seu risco. Como as mid caps costumam ser mais arriscadas, o seu retorno também pode ser mais expressivo — embora não seja garantido.

O que avaliar antes de investir em mid caps?

Depois de aprender as principais características de ações de mid caps, chegou o momento de saber o que avaliar antes de investir nelas. 

Confira os fatores que não devem ser negligenciados nessa etapa! 

Perfil e objetivos

Assim como em qualquer outro investimento, a análise do seu perfil e objetivos é fundamental para a tomada de decisão. O fato de as ações de mid caps serem arriscadas geralmente demanda que o investidor tenha maior apetite aos riscos. 

Por outro lado, ter os seus objetivos bem definidos permite escolher as ações que possibilitam mais chances de alcançá-los. Por exemplo, o investidor focado em receber dividendos precisa verificar quais empresas dessa classificação fazem a distribuição do provento. 

Fundamentos da empresa

Fazer escolhas mais apropriadas no mercado acionário exige analisar os fundamentos da empresa. A prática envolve verificar questões como a sua saúde financeira, a qualidade da gestão e o grau de endividamento, entre outras. 

Uma metodologia que ajuda a fazer esse tipo de verificação é a análise fundamentalista. Ela conta com uma série de indicadores capazes de auxiliar o investidor a entender a situação da empresa e projetar possibilidades para seu futuro. 

Momento do mercado

Outro fator importante a ser avaliado ao investir no mercado acionário é o momento pelo qual ele passa. Tenha em mente que o mercado é cíclico, atravessando períodos de alta e de baixa. Conferir o seu ciclo atual contribui para a tomada de decisão do investimento. 

Por exemplo, diante de uma fase de alta, muitos ativos estão sobrevalorizados — com um preço maior do que o seu valor. Comprar ações nesse momento costuma não ser tão eficiente, considerando que o mercado tende a corrigir essas assimetrias — podendo gerar perdas ao vender os ativos por um preço menor do que o adquirido. 

Como investir em ações de mid caps?

Sabendo os principais fatores que devem ser avaliados antes de investir em mid caps, falta descobrir como fazer esse investimento, se ele fizer sentido na sua estratégia. Para acessar o mercado acionário, você deve ter conta em uma corretora de valores — como a XP Investimentos. 

Ela atua como uma intermediária obrigatória na compra e venda de ações. Além disso, as corretoras oferecem o home broker, a plataforma digital que conecta o investidor aos pregões eletrônicos que acontecem na B3 (a bolsa de valores brasileira). 

Porém, a sua jornada no mercado não precisa ser solitária. Você tem a opção de contar com o apoio da CXBR Capital — um serviço one stop shop vinculado à XP. Disponibilizamos tudo o que um investidor necessita para buscar otimizar seus resultados e gerir seu patrimônio com tranquilidade. 

Conosco, a alocação de recursos pode ser feita com suporte de uma assessoria qualificada ou via wealth management, no qual nossa equipe faz o planejamento e gestão do seu patrimônio. Assim, você economiza o tempo que seria gasto na análise e na gestão dos seus investimentos. 

Neste conteúdo, você viu que investir em mid caps pode ser uma estratégia para quem busca ações com potencial de crescimento. Analise se o investimento está alinhado à sua estratégia e conte com suporte profissional para apoiar suas decisões. 

Você pretende incluir as mid caps no seu portfólio? Abra já sua conta na XP e conheça as soluções financeiras oferecidas pela CXBR Capital!

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.