4 Tipos de seguro para empresa que você pode contratar
Você tem uma empresa e pensa em contratar um seguro para proteger o negócio? Pesquisando o mercado e os produtos disponíveis, você perceberá que há diversas alternativas — cada uma com um funcionamento próprio.
Por isso, entender como funcionam os tipos de seguro para empresa é fundamental ao basear suas decisões. Ao conhecer melhor os principais produtos, será possível encontrar alternativas que façam sentido para as necessidades do seu negócio.
Para sanar suas dúvidas e trazer mais informações sobre o mercado, neste conteúdo você conhecerá 4 tipos de seguro para empresa. Não perca!
1. Seguro patrimonial
Primeiro, vale a pena aprender sobre o seguro patrimonial. Ele tem o objetivo de proteger o patrimônio da empresa, seja ele de imóveis ou mesmo de valores e equipamentos.
Para entender o seu funcionamento, é possível compará-lo com o seguro auto, que você já deve conhecer. Ele é aquele destinado a proteger o proprietário de um automóvel contra gastos em acidentes de trânsito, roubos e furto, por exemplo.
Veja só como funciona o seguro patrimonial:
Funcionamento do seguro patrimonial
O interessado em ter o seguro entra em contato com uma seguradora que proporciona essa alternativa. A ideia do seguro é garantir mais segurança financeira ao contratante — também chamado de segurado na maioria dos contratos.
No contrato de seguro, estão elencados os riscos cobertos ao patrimônio. Eles são situações que o segurado ou o objeto segurado podem sofrer, gerando danos. No seguro patrimonial, o objeto segurado é o patrimônio da empresa.
Já os riscos cobertos podem ser dos mais variados tipos: roubo, furto, incêndios, enchentes, eletricidade etc. Assim, o patrimônio da empresa está segurado contra essas intercorrências.
A seguradora, após a contratação, tem a obrigação de pagar uma indenização caso aconteça o chamado sinistro. Esse termo se refere à ocorrência de um risco coberto.
Indenização do seguro patrimonial
Se um dos riscos cobertos ocorrerem — sua empresa foi assaltada e perdeu parte de seu patrimônio, por exemplo —, a seguradora pagará uma indenização ao seu negócio visando cobrir esses danos.
O valor da indenização é definido na apólice de seguros. Esse é um documento que delimita todas as regras daquela contratação. Dessa maneira, é possível escolher entre indenizações diferentes e contratar uma apólice com tudo que você precisa.
Prêmio do seguro
Apesar de ter um nome que indica um benefício, o prêmio de seguro é o valor que sua empresa deve pagar à seguradora para ter acesso à cobertura do serviço.
O valor do prêmio depende da seguradora, do montante da indenização combinada, dos riscos cobertos e diversos outros detalhes. Portanto, você deve se certificar de que o contrato faz sentido para a capacidade de pagamento do seu negócio e suas necessidades.
2. Seguro de responsabilidade civil
O seguro de responsabilidade civil também deve ser considerado para sua empresa, principalmente se ela trabalha com prestação de serviços. Para entender melhor esse tipo de seguro, você deve entender o que é a responsabilidade civil.
Confira!
Significado de responsabilidade civil
Responsabilidade civil é um conceito do Direito brasileiro. Ele significa a responsabilidade que uma pessoa ou empresa tem de reparar os danos causados a outro cidadão por conta de um ato ilícito.
Os atos ilícitos são aqueles que violam direitos de outras pessoas e causam um dano, ainda que ele seja exclusivamente moral. Se você bater o seu carro no muro de uma casa e estragar a propriedade, por exemplo, deverá reparar esse dano.
A responsabilidade civil é disciplinada pelo Título IX do Código Civil brasileiro — Lei n.º 10.406 de 2002. Em seu artigo 927 está disposto que quem cometer um ato ilícito é obrigado a reparar o dano causado.
Para isso, a vítima do dano deve propor uma ação judicial de reparação de danos. Nela, é preciso comprovar o dano, o ato ilícito que o causou, a culpa ou dolo do réu e o nexo de causalidade.
Ao final, se o juiz entender que se caracterizou todos esses requisitos, ele determinará a indenização. No caso dos danos materiais, o cálculo é simples. Basta somar o valor de todos os custos com reparos e valores que a pessoa perdeu ou deixou de ganhar por conta do dano.
Já no dano moral, a indenização depende da extensão do dano, do sofrimento da vítima e das condições de pagamento do agressor. Nesse contexto, não há um critério objetivo, então cada processo pode ter um valor diferente de indenização.
Seguro para a empresa
E como funciona o seguro de responsabilidade civil? A ideia desse serviço é garantir o pagamento da indenização referente ao ato ilícito cometido pelo seu negócio. Imagine que sua empresa prestou um serviço e, por erro de um funcionário, acabou causando danos à propriedade de uma pessoa.
Como você aprendeu, a empresa pode ser responsável pelo pagamento desse dano. Desse modo, o seguro atua para arcar com todos os custos processuais e a eventual indenização definida pelo juiz, até o limite definido na apólice.
O risco coberto, portanto, é a condenação da empresa em um processo de reparação de danos materiais ou morais. Ainda que todos os cuidados sejam adotados, um ato ilícito pode ocorrer por descuido ou problemas na prestação de serviços. Logo, se precaver é fundamental.
3. Seguro para equipamentos
O seguro para equipamentos pode ser outro serviço essencial para o seu negócio. Ele funciona de forma bastante parecida com o seguro patrimonial, mas protege apenas determinados equipamentos da empresa.
Assim, as companhias que possuem equipamentos de alto valor ou que são mais raros podem se beneficiar desse serviço. É possível fazer um seguro individual, protegendo a empresa contra problemas financeiros referentes aos danos causados aos equipamentos.
Nesse contexto, redes de computadores, servidores, maquinários de última geração e outros equipamentos podem ser segurados. Então haverá mais tranquilidade na sua utilização e segurança financeira contra danos inesperados.
4. Seguro de vida para funcionário
Você sabia que as empresas podem contratar seguro de vida para seus funcionários? Não há obrigatoriedade trabalhista em relação a esse serviço — exceto caso exista previsão em norma coletiva —, mas ele serve como um benefício que pode diferenciar o negócio dos concorrentes.
Esse seguro de vida é contratado em grupo. Ou seja, a empresa é a contratante, mas os segurados são os funcionários. Os riscos cobertos aqui são a morte do segurado ou a invalidez permanente por acidente.
Caso ocorra um sinistro, o funcionário ou seus beneficiários (que podem ser familiares ou não) receberão uma indenização combinada em contrato. Como esses seguros são contratados em grupo, costumam ter um prêmio mais baixo.
Agora você já conhece 4 tipos de seguro para empresa! Com isso, os gestores podem determinar quais são os serviços necessários em cada situação, analisar o custo-benefício e ter mais segurança financeira nas operações do negócio.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais para informar mais pessoas sobre o tema!