7 Tipos de seguro: proteja seu patrimônio com sabedoria! 

Você conhece os tipos de seguro disponíveis no mercado? Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, esse contrato não é um gasto extra, mas uma estratégia de prevenção para você e sua família, desde que se contrate a empresa certa para o serviço. 

Com uma apólice adequada às suas necessidades, você evita maiores danos diante de situações inesperadas, como acidentes, desastres naturais, furtos e demais imprevistos. Assim, fica mais fácil lidar com o momento desafiador e manter a estabilidade financeira mesmo diante de dificuldades. 

Quer saber mais sobre a solução? Continue a leitura e veja 7 tipos de seguros disponíveis no mercado para proteger o seu patrimônio com eficiência!  

1. Seguro de vida 

Um dos principais tipos de seguro do mercado é o de vida, conhecido por oferecer suporte aos beneficiários do titular em caso de falecimento. Quem faz a contratação pode indicar as pessoas que receberão a indenização em caso de morte. 

No entanto, o seguro de vida não serve apenas para esse tipo de situação, pois também existem outras coberturas. Ele pode oferecer proteção financeira, por exemplo, para casos de doenças graves, acidentes e invalidez. 

Além disso, uma apólice é capaz de ajudar no planejamento sucessório, facilitando a transmissão dos bens do titular. Isso porque o dinheiro do seguro não passa pelo inventário, permitindo um acesso mais rápido e menos burocrático ao montante, o que agiliza o processo para os beneficiários. 

Adicionalmente, o titular tem a liberdade de escolher quem receberá a indenização, com a opção de deixar um amparo para outra pessoa que não seja herdeira legal. 

2. Seguro de saúde 

Outro exemplo de proteção focada em pessoas é o seguro de saúde, uma modalidade que cobre serviços e produtos ligados às necessidades médicas. Elas podem ser consultas, tratamentos, compra de medicamentos, entre outras. 

Vale destacar que não se trata de um plano de saúde, em que você contrata uma rede e deve utilizar os serviços dela conforme a sua disponibilidade. No caso do seguro, o titular paga pelo produto ou serviço e depois recebe o reembolso. 

O contrato pode ter cobertura individual ou familiar e tende a ter um custo menor quando comparado com os serviços sem proteção. Adicionalmente, há mais liberdade de escolha de prestadores em relação ao plano de saúde convencional. 

3. Seguro de responsabilidade civil 

O seguro de responsabilidade civil protege o titular contra prejuízos gerados por danos causados acidentalmente a terceiros. Ele cobre despesas relacionadas a perdas materiais ou lesões corporais que você cause a outro indivíduo. 

Por exemplo, se você estiver envolvido em um acidente em que outra pessoa se machuque ou sofra danos em seus bens, a seguradora pode arcar com os custos legais e indenizações. 

Esse tipo de seguro é importante para profissionais liberais, donos de empresas ou qualquer indivíduo que queira se resguardar de situações que possam gerar processos e prejuízos financeiros. 

A modalidade costuma ser buscada por profissionais que têm mais exposição a situações de risco, como médicos, engenheiros, advogados e semelhantes. Com o seguro de responsabilidade civil, você tem proteção financeira e jurídica, evitando que imprevistos comprometam a sua estabilidade. 

4. Seguro de automóvel 

O seguro de automóvel é muito conhecido por proprietários de veículos por trazer proteção financeira diante de diferentes adversidades que afetem o bem. A solução pode cobrir danos causados por incidentes como: 

  • acidentes; 
  • colisões; 
  • roubos; 
  • furtos; 
  • eventos naturais, como enchentes e quedas de árvores. 

Junto da cobertura básica, muitas apólices oferecem serviços adicionais, como carro reserva, assistência 24 horas e proteção a passageiros. Dessa forma, você resguarda o seu patrimônio e pode contar com suporte imediato em situações inesperadas. 

Ter um seguro de automóvel adequado ajuda a reduzir o impacto financeiro de um imprevisto e oferece mais tranquilidade na hora de dirigir, sabendo que você está respaldado. 

5. Seguro residencial 

O seguro residencial protege o seu lar e os bens que estão dentro dele. O contrato pode cobrir danos causados por incêndios, roubos, furtos, vendavais, entre outras ocorrências capazes de comprometer a segurança e o patrimônio da sua casa. 

Algumas apólices incluem serviços de assistência, como chaveiro, encanador e eletricista, facilitando a resolução rápida de problemas do dia a dia. Com esse tipo de seguro, você se protege financeiramente de prejuízos ligados a sua residência e seus bens, proporcionando mais segurança e tranquilidade para os moradores. 

Outra possibilidade da modalidade é a cobertura para responsabilidade civil, que permite acionar a empresa se algum problema na sua casa gerar danos ao imóvel de um vizinho. Ele pode ser usado, por exemplo, em caso de vazamentos. 

6. Seguro de equipamentos 

O seguro de equipamentos tem o objetivo de cobrir bens específicos, geralmente de custo elevado ou de grande importância para a rotina de quem contrata a solução. Ele é muito buscado para ferramentas de trabalho essenciais, como: 

  • câmeras; 
  • notebooks; 
  • instrumentos musicais; 
  • drones; 
  • máquinas agrícolas. 

Esse tipo de seguro pode cobrir roubos, furtos qualificados, danos acidentais, incêndios e até problemas durante o transporte. Assim, você tem mais segurança para continuar exercendo sua atividade sem grandes prejuízos caso ocorra algum imprevisto. 

Trata-se de uma solução interessante para empresas e pessoas físicas que possuem equipamentos caros ou indispensáveis em suas atividades, assegurando tranquilidade em diferentes contextos. 

7. Seguro de viagem 

Por fim, o seguro de viagem é uma alternativa para deslocamentos, seja a lazer ou a trabalho, dentro do país ou no exterior. Ele cobre situações que podem atrapalhar a viagem, como: 

  • problemas de saúde; 
  • extravio de bagagem; 
  • cancelamento de voos; 
  • acidentes. 

Em alguns casos, a solução pode incluir até assistência jurídica. Além de ser uma exigência em muitos destinos internacionais, esse tipo de seguro oferece apoio imediato em emergências médicas, evitando custos altos em hospitais fora do país. 

No âmbito nacional, a apólice também é uma forma de ter mais segurança. Isso porque ela proporciona proteção financeira contra prejuízos causados por imprevistos que podem comprometer sua experiência. 

Você já conhecia esses 7 tipos de seguro e suas funções? Como visto, as coberturas são importantes em diversas situações, proporcionando mais tranquilidade, enquanto preservam seu patrimônio e bem-estar. Veja quais deles fazem sentido para você e busque uma boa empresa para a contratação. 

Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Siga a CXBR Capital nas redes sociais para acompanhar as novidades — estamos no Instagram e no YouTube

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.