Blindagem patrimonial: você conhece esse conceito?

Construir patrimônio e estar financeiramente amparado é um processo que demanda tempo e esforço. Por isso, é fundamental buscar formas de garantir que seu capital esteja protegido — o que pode ser feito por meio da blindagem patrimonial.

Embora nem todos conheçam essa ferramenta, é ela que ajuda a garantir mais segurança para os seus recursos. Isso evita que seu patrimônio seja dilapidado diante de diversos contratempos que podem ocorrer ao longo da vida.

Quer entender sobre o assunto? Este artigo apresentará diversas informações relevantes sobre blindagem patrimonial.

Continue a leitura!

O que é blindagem patrimonial?

A blindagem patrimonial é um conjunto de estratégias financeiras que focam na proteção dos bens e recursos de uma pessoa, família ou empresa contra riscos e ameaças. Desse modo, ela ajuda a preservar o patrimônio de eventuais perdas, de forma legal.

Ela é feita porque existem múltiplas adversidades que podem afetar e comprometer o patrimônio de uma pessoa, empresa ou família. Logo, após acumular bens e capital, é essencial garantir a proteção deles para evitar perdas que possam invalidar todos os esforços que você teve ao longo dos anos.

Como a blindagem do patrimônio funciona?

Para funcionar, a blindagem patrimonial envolve adotar medidas legais que protegem o patrimônio. Entre as principais estratégias utilizadas, estão:

O objetivo é reduzir a exposição a eventuais adversidades financeiras, como processos judiciais e litígios. Por isso, é fundamental que a blindagem seja feita antes que o risco de perder o patrimônio apareça.

Ainda, vale saber que a blindagem patrimonial pode ser de diferentes tipos, como pessoal, familiar e empresarial. Todas elas também podem garantir proteção contra instabilidades do mercado, como oscilações e crises na economia.

Quais são as vantagens da blindagem patrimonial?

Sabendo o que é e como funciona a blindagem patrimonial, fica mais fácil entender quais são as vantagens dessa prática.

Confira!

Proteção do patrimônio

Como você viu, um dos principais benefícios da blindagem do patrimônio é proteger seus recursos contra riscos que podem impactar seu capital. Para escolher a estratégia mais adequada, é preciso avaliar quais são as adversidades que podem ocorrer.

Entre os principais riscos que podem afetar o seu patrimônio, estão:

  • vida ou saúde;
  • jurídicos;
  • tributários;
  • relacionados aos investimentos.

Todos esses contratempos podem ser manejados a partir de estratégias específicas de proteção. Assim, você consegue mitigar ou evitar perdas.

Economia tributária

A blindagem patrimonial também pode proporcionar economia tributária. Esse é um benefício relevante principalmente para pessoas que possuem muitos bens e precisam pagar altas alíquotas de impostos.

Vale saber que a economia tributária pode ocorrer de maneira legalizada e justa, considerando os melhores caminhos para você arcar com suas obrigações fiscais. A criação de holdings, por exemplo, protege seu patrimônio pessoal e ainda reduz a carga de tributos, já que elas funcionam a partir da criação de uma pessoa jurídica.

Além disso, ao economizar com impostos, você impulsiona o crescimento do patrimônio, já que menos dinheiro é gasto com encargos. Nesse sentido, é relevante buscar suporte profissional para conhecer melhor as possibilidades em relação à gestão dos tributos.

Planejamento sucessório

Mais uma questão para quem forma um bom patrimônio é garantir conforto e segurança para a família. Para tanto, é essencial pensar no planejamento sucessório, que envolve a distribuição dos bens aos herdeiros.

Um dos pilares da blindagem patrimonial é pensar em estratégias para organizar a divisão da herança. Também é possível deixar recursos por meio de transferência direta, com seguros ou Previdência Privada, por exemplo.

Desconstrução de mitos

Outra vantagem da blindagem do patrimônio é desconstruir mitos que costumam rodear determinados temas. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que ter uma empresa offshore é ilegal, pois o termo pode ser confundido com fraudes financeiras, paraísos fiscais e sonegação de impostos.

Mas ter uma empresa desse tipo não é crime, desde que ela seja usada para finalidades lícitas e opere conforme a legislação dos países envolvidos. Outro mito que as pessoas costumam acreditar e que prejudica a proteção do patrimônio é que fazer um seguro é desperdiçar dinheiro.

Ao buscar estratégias de blindagem do patrimônio, você perceberá que diferentes ferramentas podem ajudar a proteger seus recursos. No caso dos seguros, o objetivo não é ganhar dinheiro, mas sim evitar perdas.

Quais as alternativas de blindagem patrimonial mais populares?

Se você ficou interessado em blindar seu patrimônio e aproveitar as vantagens desse processo, vale conhecer as principais alternativas para alcançar esse objetivo.

Veja quais são!

Holding patrimonial

As holdings são empresas que não oferecem produtos ou serviços, mas servem para administrar bens e outras companhias. Como o patrimônio dos sócios constitui o capital social da holding patrimonial, bens como imóveis, investimentos e outros ficam como propriedade dela.

Dessa forma, bens e direitos da holding seguem as regras do Direito Empresarial, o que traz diversos benefícios para a proteção dos ativos. Além de os tributos serem cobrados como pessoa jurídica, o direito sucessório não é aplicado nesses casos.

Ainda, quando uma holding é aberta com planejamento, as dívidas pessoais dos sócios não atingem o patrimônio da empresa — exceto em caso de fraudes. Dessa forma, os ativos não são utilizados para o pagamento de pendências financeiras.

Empresas offshore

Empresas offshore são sediadas no exterior e estão sujeitas às leis do país no qual estão estabelecidas. Ademais, os fundadores ou sócios dessas organizações são de outra nacionalidade.

Essas empresas podem ser criadas para aproveitar os benefícios fiscais de outros países. Inclusive, eles podem ter isenção de tributos para as pessoas jurídicas, o que reduz os custos consideravelmente.

Previdência Privada

Outra alternativa de blindagem patrimonial bastante popular é a Previdência Privada, que funciona como um fundo de investimento, mas tem regras próprias. Os planos de Previdência podem ser usados para realizar objetivos de longo prazo, como complementar a aposentadoria pública.

A Previdência Privada pode trazer vantagens tributárias, além de ajudar a proteger seus recursos investidos. O fundo é administrado profissionalmente e, dependendo do plano, o montante acumulado não é dividido por meio do inventário.

Nesse caso, o próprio investidor pode definir quem receberá o capital após o falecimento, agilizando o processo e gerando economia de impostos.

Agora você conhece o conceito de blindagem patrimonial e pode buscar a melhor alternativa para proteger seus bens. Se restaram dúvidas sobre como as soluções do mercado financeiro podem auxiliar nesse processo, vale buscar uma assessoria profissional.

Caso você queira saber mais sobre as possibilidades para cuidar melhor do seu patrimônio, entre em contato conosco da CXBR Capital!

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.