Por que diversificar a carteira com investimento em imóveis?

A diversificação é uma das principais formas de proteger e expandir sua carteira de investimentos. Entre as opções disponíveis, o investimento em imóveis possibilita oportunidades de retorno juntamente de estabilidade a longo prazo.

Afinal, esse é um segmento com potencial de valorização, conhecido por sua relativa resiliência. Junto de ativos de outros setores e de diferentes classes de investimento, as alternativas ligadas a imóveis podem ajudar no equilíbrio do seu portfólio.

Quer entender os principais motivos que fazem do investimento em imóveis uma opção para diversificar sua carteira? Continue a leitura!

Por que é importante diversificar a carteira?

A diversificação dos investimentos é saudável porque ajuda a reduzir a exposição a riscos específicos. Afinal, concentrar todo o capital em um único ativo ou setor pode levar a perdas consideráveis caso aquele investimento seja afetado por movimentações negativas.

Ao ter uma carteira diversificada, os rendimentos de outros ativos permitem compensar possíveis quedas, minimizando o impacto negativo no portfólio. Esse tipo de estratégia ainda possibilita aproveitar rentabilidades em certos setores, levando a melhores desempenhos financeiros.

Por exemplo, imagine alguém que investe apenas em ações de uma empresa de varejo. Se ela enfrentar uma crise financeira ou de logística, o preço de seus papéis pode cair drasticamente. Mas, se o investidor dilui o risco com outros ativos, é possível compensar as perdas.

Além disso, a diversificação permite aproveitar as oportunidades dos ciclos do mercado financeiro. A estratégia possibilita aumentar o peso da renda variável em períodos de baixa da taxa Selic ou da renda fixa quando os juros sobem.

Quais são as vantagens do investimento em imóveis?

Entendidos os benefícios da diversificação, saiba que os investimentos em imóveis são apontados como alternativas para a abordagem devido aos seus benefícios. Eles vão desde a percepção de segurança até a questão da renda passiva.

A seguir, conheça as principais vantagens de fazer investimentos em imóveis!

Diversificação de riscos

Como visto, investir em imóveis permite aos investidores diversificar seus portfólios e distribuir seus riscos. Esse tipo de investimento costuma ter um desempenho independente de outros ativos, como ações e determinados títulos de renda fixa. Por conta disso, ele pode ajudar a proteger seu patrimônio.

Geração de renda passiva

Investir em imóveis oferece a oportunidade de gerar renda passiva de maneira consistente. Ou seja, por meio da locação de propriedades da posse de cotas de fundos de investimento, os investidores recebem pagamentos de aluguéis regularmente. A prática ajuda a diversificar as fontes de renda e a criar um fluxo de caixa estável.

Potencial de valorização

Imóveis são um tipo de investimento com um histórico recorrente de valorização contínua. Por mais que não existam garantias de lucro, é comum que esses ativos aumentem de valor com o passar dos anos.

Proteção contra inflação

Investimentos imobiliários também oferecem uma proteção natural contra a inflação. Afinal, contratos de aluguel geralmente incluem cláusulas de reajuste anual baseadas no índice. Assim, fica garantido que o preço do aluguel acompanhe o aumento dos preços com o tempo.

Maior segurança

O investimento em imóveis é considerado seguro devido à sua natureza tangível e estável. Ou seja, ele representa um ativo físico que pode ser visto, tocado e avaliado diretamente. A característica proporciona uma percepção de segurança e controle aos investidores.

Quais são as principais formas de fazer investimento em imóveis?

O investidor que decide diversificar a sua carteira com a ajuda dos imóveis tem diferentes opções para escolher no mercado financeiro. Mas saiba que nem todas giram em torno de comprar propriedades diretamente.

A seguir, veja quais são as principais formas de fazer investimento em imóveis!

Comprar imóveis para alugar ou vender

Uma estratégia comum no mercado imobiliário envolve adquirir imóveis com o intuito de alugá-lo, gerando uma renda passiva estável. Ademais, investir em imóveis na planta pode oferecer a possibilidade de lucro com a valorização e subsequente revenda.

Há também a possibilidade de compra de imóveis para reformar e revender com lucro. Porém, a prática exige familiaridade com esse tipo de projeto e conhecimentos sobre o mercado imobiliário local.

Adquirir e alugar espaços comerciais

Além de imóveis residenciais, há a opção de adquirir e alugar espaços comerciais, como escritórios, lojas e galpões industriais. A estratégia oferece uma fonte de renda estável, pois os contratos de locação comercial costumam ser de longo prazo.

No entanto, os investidores precisam estar preparados para lidar com desafios como vacância, custos de manutenção e outras flutuações econômicas. Afinal, o desempenho desse mercado está diretamente ligado ao contexto econômico local e global.

Investir em terrenos para aluguel ou venda

Investir em terrenos pode ser outra opção para diversificar sua carteira de investimentos com o setor imobiliário. O diferencial está na possibilidade de utilizar o espaço para diferentes fins, como construção residencial, comercial ou industrial.

Porém, investir em terrenos requer uma análise cuidadosa do mercado imobiliário e das tendências de valorização da região. Ainda, é possível que a liquidez seja menor em comparação com outros tipos de investimentos imobiliários.

Fundos de investimento imobiliário

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) podem aplicar recursos em diferentes empreendimentos imobiliários, como edifícios comerciais e shoppings, entre outros. Assim, muitos deles oferecem aos investidores acesso a um portfólio diversificado de imóveis, sem a necessidade de comprar propriedades individuais.

Outra característica é que os FIIs geralmente distribuem dividendos aos cotistas com regularidade. Eles são provenientes dos aluguéis e ganhos de capital dos imóveis ou com investimentos em títulos do setor, reforçando a sua previsibilidade e estabilidade.

Letras de crédito imobiliário

A letra de crédito imobiliário (LCI) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com o objetivo de financiar o setor imobiliário. Ou seja, ao investir em LCI, os seus recursos são direcionados para empreendimentos do segmento e financiamentos de imóveis.

Uma vantagem da LCI é a isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas. Outro benefício é sua cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), para investimentos de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e instituição emissora em caso de sua insolvência. A cobertura tem um teto global de R$ 1 milhão renovável a cada 4 anos.

Agora você conhece as vantagens de contar com um investimento em imóveis para diversificar seus ativos. Tendo em mente o seu perfil de investidor e as características de cada opção, há como tomar decisões mais informadas conforme seus objetivos.

Quer saber mais sobre esse mercado antes de prosseguir? Então aproveite para conferir como decidir entre comprar ou alugar um imóvel!

Agende uma reunião

Temos assessores à disposição para te atender de forma exclusiva.